Mais notícias Notícias

Os Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), que em 2021 foram adiados em virtude da situação epidemiológica da Covid-19, irão realizar-se nos dias 15 a 17 de dezembro deste ano, em Fátima.

O PNAID é uma iniciativa de valorização das comunidades portuguesas que promove o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora (ver mais informação no sítio oficial do programa).

Ao longo dos três dias do evento, para além das sessões plenárias, de sessões de apresentação de ideias, projetos e soluções de investimento, serão ainda promovidas sessões temáticas paralelas com enfoque nos temas Agricultura e Agroalimentar; Indústria 4.0 e Produção Avançada; Turismo e Sustentabilidade; Mar e Economia Azul; Digital e Saúde; Ideias e Negócios nos Territórios do Interior. As mesas redondas, sessões dinâmicas de networking e visitas a empresas do Médio Tejo serão outros dos tópicos do programa.

Os Encontros PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, sendo que esta edição é coorganizada pela Câmara Municipal de Ourém e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. O processo de inscrições iniciar-se-á em setembro no sítio oficial www.encontrosdiaspora.pt

Os Encontros, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, realizados desde 2016, receberam - com a aprovação do PNAID - um novo conceito e um programa mais flexível, mais completo e mais dinâmico.

S. Exa. o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, visitou a capital ucraniana, Kyiv, a convite do seu homólogo, Denys Shmygal, no passado dia 21 de maio.

Durante a visita, reuniu-se com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o Primeiro-Ministro, Denys Shmygal e com o Presidente da Verkhovna Rada, Ruslan Stefanchuk. Os dois Primeiros Ministros assinaram um Memorando de Entendimento para apoio financeiro no âmbito da agressão da Federação Russa à Ucrânia.

S. Exa o Primeiro Ministro visitou também a Chancelaria da Embaixada de Portugal, onde impôs as insígnias da Ordem da Liberdade ao funcionário Andrei Putilovski.

Fotos de: Paulo Vaz Henriques / Gabinete PM

20220521 PM Ucrania Kiev Zelensky 25  20220521 PM Ucrania Kiev PAR 6

20220521 PM Ucrania Kiev PM 12

Regista-se um agravamento da insegurança na cidade de Kiev. Aconselhamos os cidadãos portugueses que ainda estejam na cidade a manter-se abrigados, se tiverem uma oportunidade de sair, deverão procurar fazê-lo com a maior cautela.


Amanhã (2 de março) irá ser organizado um comboio automóvel da ONU para saída de Kiev, ponto de partida é o Ramada Hotel Kyiv às 07h00. Para quem tiver viatura existe a possibilidade de juntar-se a este comboio. No entanto, os seus organizadores não se responsabilizam pela segurança nem por eventuais atrasos/acidentes/perdas de ligação por parte dos integrantes.


Dado o cenário expectável de degradação da situação de segurança em Kiev, está poderá ser nos próximos tempos a última oportunidade para sair da cidade, pelo que aconselhamos que avalie essa possibilidade.

Contactos

Ivana Fedorova, St.12, 4º fl.
01901 Kiev

(00380) 442 875 861 (Chancelaria)
(00380) 442 875 871 (Secção Consular)
(00380) 442 875 872 (Secção Consular)
kiev@mne.pt (Embaixada)
sconsular.kiev@mne.pt (Secção Consular)

Mais informação