A “Conferência sobre o Futuro da Europa” pretende dar voz ativa aos cidadãos e envolvê-los diretamente nas questões que considerem relevantes para o futuro da União Europeia. Delineada em 2019, a sua concretização é uma conquista da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, tendo em vista a promoção da coesão e dos valores europeus.


“Para aprender com as crises, para enfrentar os desafios que nos esperam, para reforçar a nossa solidariedade europeia e para construir o nosso futuro comum, devemos refletir em conjunto sobre a nossa União, envolvendo estreitamente os cidadãos, a sociedade civil e os parlamentos nacionais.” São palavras da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, sobre esta Conferência - será através deste espaço que os cidadãos poderão apresentar ideias e comentar propostas, assim como criar e participar em eventos.

A Conferência sobre o Futuro da Europa consiste numa multiplicidade de conferências e debates organizados em toda a União, bem como através de uma plataforma digital interativa multilingue. Para assegurar que a voz dos cidadãos será, de facto, ouvida, a plataforma reunirá e analisará as ideias submetidas, para depois estas sejam levadas em conta nas sessões de trabalho da Conferência. Por essa razão, a plataforma é uma ferramenta pioneira, que a Comissão Europeia considera como um “grande exercício democrático pan-europeu”, que permite “um debate aberto, inclusivo e transparente com os cidadãos em torno de uma série de prioridades e desafios fundamentais”, a que a União dará seguimento.

Para ler mais  sobre a Conferência - https://www.2021portugal.eu/pt/noticias/dar-voz-ativa-aos-cidadaos-sobre-o-futuro-da-europa/

  • Partilhe