Informações gerais

Bandeira Tailandesa

Designação oficial
Ucrânia
Capital e sede do Governo
Kiev
Chefe de Estado
Volodymyr Zelenskyy
Chefe de Governo
Denys Shmyhal
Área
603.500 km2
População
41.732.779
Densidade demográfica
72.34 ps/km2
Religião predominante
Cristianismo Ortodoxo
Língua oficial
Ucraniana
Moeda
grivna (UAH)
PIB a preços de mercado
135.000 mln.$ 
PIB per capita
3.220,0 $
                                                                                                                                                             

Informação importante para turistas e visitantes na Ucrânia.

nº de telefone local (ucraniano) de emergência consular para cidadãos portugueses: +380 67 401 00 18;

nº de telefone de emergencia médica: 103

nº de telefone de polícia: 102

nº de telefone de bombeiros: 101

Embaixada da Ucrânia em Portugal 

 

NOTA:

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO:

 

Codiv 19 - (Atualizado a 12-03-2020)

- Devido à situação relacionada com o coronavírus COVID-19 as autoridades ucranianas encerraram a maioria dos postos fronteiriços do país mantendo-se à data apenas 49 (de 219) em funcionamento. As autoridades anunciaram também medidas de monitorização dos viajantes que chegam ao país.
Adicionalmente, foram determinadas restrições relativamente a eventos com mais de 200 pessoas e decidido o encerramento dos estabelecimentos de ensino por um período de três semanas. Foi ainda decidida a suspensão de ligações aéreas com a Itália, medida que poderá ser alargada a outros países onde haja um crescimento significativo do número de casos.
Apesar de - até à data - só haver um caso identificado de COVID-19 na Ucrânia, há o potencial de essa situação mudar e serem introduzidas medidas restritivas adicionais. Os cidadãos que se encontrem no país deverão manter-se atentos a quaisquer indicações emitidas pelas autoridades, designadamente através dos sites do Conselho de Ministros e do Ministério da Saúde.
Tendo em conta a atual situação, avisa-se os cidadãos nacionais que se encontrem ou viajem para a Ucrânia que existe o risco de poderem vir a ser sujeitos a eventuais condicionamentos à sua liberdade de movimentos, fruto das atuais ou futuras medidas restritivas.

- A atual situação de tensão política e conflito no leste da Ucrânia, designadamente nas províncias de Donetsk e Lugansk, que envolvem confrontos armados entre grupos separatistas e as forças armadas ucranianas desaconselham quaisquer deslocações não essenciais a estas duas regiões da Ucrânia.

Caso necessitem viajar para estas regiões, os viajantes portugueses devem tomar cautelas especiais e devem fazer-se sempre acompanhar dos respetivos documentos de viagem, uma vez que poderão ser confrontados com a necessidade de ter de comprovar a razão da sua presença naquelas regiões, onde permanecem latentes as confrontações militares entre os separatistas e as forças armadas ucranianas. Nas partes das províncias de Donetsk e Lugansk controladas pelas autoridades ucranianas existem frequentes checkpoints militares onde são realizadas ações de controlo e identificação dos viajantes, especialmente nas proximidades da chamada “linha de contacto” que divide o território controlado pelas autoridades ucranianas daquele controlado pelos grupos armados separatistas. Desaconselha-se fortemente a deslocação às partes das províncias de Donestk e Lugansk fora do controlo das autoridades ucranianas por não ser possível assegurar qualquer tipo de apoio ou proteção consular aos cidadãos nacionais que lá se possam encontrar.

Dada a situação de conflito e relativa tensão política que ainda se verifica, especialmente no leste do país, recomenda-se também aos cidadãos nacionais que evitem locais onde possam a estar a ter lugar reuniões públicas, tanto de dia como de noite, e que os viajantes se mantenham atentos às informações divulgadas nos media sobre a evolução da situação de segurança.

Igualmente se desaconselham as deslocações à região da Crimeia pelo motivo de ser impossível garantir apoio consular neste território ilegalmente anexado pela Federação Russa.

Desde de Junho de 2015, para entrar e sair da Crimeia os cidadãos estrangeiros necessitam de obter uma autorização prévia emitida pelas autoridades ucranianas (Serviço Estatal de Migração da Ucrânia). Os portos marítimos de Kerch, Sebastopol, Feodisiia e Yevpatoria estão igualmente encerrados à navegação marítima e a legislação ucraniana prevê responsabilidade penal e criminal para os armadores, operadores e capitães de navios que tentem entrar ilegalmente e sem autorização das autoridades ucranianas naquele território ocupado.

As autoridades ucranianas consideram que qualquer entrada de cidadãos estrangeiros na região da Crimeia, que não seja efetuada através dos postos fronteiriços terrestres ucranianos e com a apresentação do passaporte e devida autorização, constitui uma entrada ilegal no seu território – passível de penalizações que vão desde a multa a penas de prisão. Os referidos postos fronteiriços terrestes onde é possível a entrada no território da Crimeia são: de automóvel Kalanchak, Chaplyna e Chongar; de comboio Kherson, Melitopol, Vadym e Novooleksiivka.

Alerta-se igualmente os viajantes para o facto de recentemente um surto de poliomielite ter afetado a Ucrânia, sobretudo na zona dos Cárpatos, e os níveis de imunização manterem-se baixos, existindo um risco de novos surtos, com especial perigo para a saúde das crianças que poderão ficar expostas a este vírus. Igualmente ocorrem surtos de outras doenças infeciosas, incluindo sarampo, difteria e rubéola.

Foi assinalada no passado a presença de denominados “consultores de rua” nas imediações da Embaixada de Portugal em Kiev, indivíduos que – a troco de compensação monetária – se disponibilizam para ajudar os utentes da Secção Consular daquela Embaixada, de forma ilegítima, sem qualquer habilitação ou credenciação para o efeito. Aconselham-se os utentes da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Kiev a evitar o contacto com os referidos ”consultores de rua” que possam ser encontrados nas imediações da Embaixada de Portugal naquela cidade, recordando que os assuntos de ordem consular, ou outros envolvendo os serviços daquela representação diplomática portuguesa, deverão ser exclusivamente tratados no interior das instalações da Embaixada e Secção Consular, pelos seus respetivos funcionários, devidamente credenciados e habilitados para o efeito.

Aconselham-se aos utentes da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Kiev a evitar o contacto com os referidos ”consultores de rua” encontrados nas imediações da Embaixada de Portugal naquela cidade, recordando que os assuntos de ordem consular, ou outros envolvendo os serviços daquela representação diplomática portuguesa, deverão ser exclusivamente tratados no interior das instalações da Embaixada e Secção Consular, pelos seus respetivos funcionários, devidamente credenciados e habilitados para o efeito.
 

Língua

A língua oficial é o ucraniano, embora nos grandes centros urbanos o russo seja a língua mais falada. O inglês e o francês são pouco falados.

Moeda local / sistema bancário

A moeda oficial é o hryvnia (UAH). Para obter a taxa de câmbio, aconselha-se a que consulte o seguinte sítio: www.bportugal.pt

Pode-se trocar dinheiro com facilidade em bancos e locais próprios espalhados pelas cidades, incluindo lojas devidamente autorizadas. Trocar dinheiro na rua ou a particular é ilegal e pode ser perigoso.

Os cartões de crédito são aceites na Ucrânia. A maioria das lojas pequenas aceita apenas dinheiro.

Regime de entrada e estadia

Os cidadãos portugueses (assim como todos os cidadãos da União Europeia), não necessitam visto para entrar na Ucrânia para estadas até 90 dias, desde que viajem em turismo ou negócios. Contudo, deverão ser portadores de passaportes válidos para o período da estada.

A Ucrânia não faz parte da União Europeia, pelo que não é permitida a entrada com bilhete de identidade/cartão de cidadão.

Para estadas superiores a 90 dias e para outras finalidades deverão requerer visto junto das autoridades consulares ucranianas.

À chegada à fronteira, as autoridades poderão questionar a finalidade da estada e o local de alojamento, pelo que deverá levar consigo prova da reserva de hotel ou endereço referente ao alojamento, bem como cópia do bilhete de regresso de avião ou comboio.

O seguro médico é obrigatório.

Outras restrições

O limite de dinheiro a transportar (para e da Ucrânia) não pode exceder os 10.000 €. Se levar mais do que esse montante em dinheiro, deverá declará-lo nas alfândegas.

Desaconselha-se que traga consigo objetos de valor.

Os objetos pessoais (joias, relógios, portáteis, etc.), não estão sujeitos a declaração ao chegar. Contudo, o agente da alfândega poderá exigir que preencha uma declaração sobre eles.

Caso seja portador de objetos de valor, não considerados “objetos pessoais”, preencha a declaração da alfândega se o valor for de 200 a 1000 €. Se for superior a este valor, deverá preencher uma declaração de importação.

Guarde a sua declaração de alfândega devidamente carimbada pelas autoridades até sair do país, bem como todos os recibos de câmbio e compras. Sem estes cuidados os seus bens e valores podem ser confiscados na alfândega.

Não é permitida a saída de território ucraniano de antiguidades ou peças de arte sem a autorização do Ministério da Cultura. Em relação a livros é necessária a autorização de todos aqueles publicados antes de 1966. Quanto ao mobiliário torna-se necessária uma autorização para todas as peças produzidas antes de 1945.

Condições de segurança

A atual situação da crise política nas regiões do Leste e Sul da Ucrânia que envolvem confrontos públicos entre manifestantes e forças armadas governamentais desaconselham quaisquer deslocações não essenciais a estas regiões da Ucrânia.

Caso necessitem viajar para estas regiões da Ucrânia os viajantes portugueses devem tomar cautelas especiais e devem fazer-se sempre acompanhar dos respectivos documentos de identificação, uma vez que poderão ser confrontados com a situação de ter de comprovar a razão da sua presença naquelas regiões.Os viajantes devem tomar especial cuidado e evitar deslocações desnecessárias às regiões de Donetsk e Luhansk, onde permanecem as acções militares de luta "anti-terrorista" assim como à Península da Crimeia pelo motivo de ser impossível garantir apoio consular nesse território anexado pela Federação Russa.Recomenda-se evitarem atravessar zonas dessas regiões onde possam estar a ter lugar reuniões públicas, tanto de dia como de noite, e que os viajantes se mantenham atentos às informações divulgadas nos "media" sobre a evolução da situação de segurança naquelas cidades e nas zonas onde hajam confrontos.

Aconselha-se a efetuar cópias do passaporte, do visto e dos cartões de crédito; evitar transportar grandes somas de dinheiro ou objetos de valor, e trocar dinheiro em locais oficiais.

Criminalidade comum

Como em qualquer país do mundo, os crimes mais comuns ocorrem nos transportes públicos e zonas frequentadas por turistas, sendo o furto de carteiras o mais comum.

Chama-se a atenção, especialmente em Kiev, para outro tipo de delito que envolve sacos de plástico atirados para o chão à frente de uma potencial vítima. O objetivo consiste em levar a vítima a pegar numa carteira ou num saco de plástico, contendo notas de Dólares ou Euros, a fim de a acusar de roubo. Situações deste género envolvem igualmente falsos agentes da autoridade.

O furto de objetos dentro das viaturas também é comum, pelo que se deve evitar deixar objetos de valor dentro das viaturas.

Caso seja vítima de assalto, participe à polícia e contacte a Embaixada.

Ao usar uma caixa automática (ATM), tente fazê-lo durante o dia, de preferência em agências bancárias. Os ATM instalados em ruas movimentadas são os principais alvos dos criminosos.

A fraude com cartões de crédito e fraude nos ATM continua a ocorrer com frequência na Ucrânia. Para o efeito, são utilizados dispositivos de leitura do cartão magnético que é anexado à frente de um terminal ATM. Os cartões falsificados são utilizados para fazer levantamentos fraudulentos das contas das suas vítimas. Antes de usar uma máquina ATM, verifique se há dispositivos duvidosos. Sempre que possível abstenha-se de utilizar o seu cartão ATM para pagamentos em restaurantes ou bares e pague de preferência em dinheiro. Esteja atento ao seu cartão de débito / crédito sempre que o usar para evitar a sua clonagem.

Transportes

Transporte aéreo

O aeroporto de Kiev fica a cerca de 30 km do centro da cidade. Os aeroportos de Lviv e Kharkiv são mais próximos do centro. Estes aeroportos foram modernizados, estando os novos terminais em fase de finalização.

A Ukraine International Airlines (UIA) opera e fornece ligações diretas com vários destinos nacionais e internacionais, incluindo Lisboa.

Atualmente já se encontram restaurantes, hotéis e postos de combustível em intervalos regulares nos principais eixos rodoviários.

Se viaja em viatura de matrícula portuguesa ou em viatura alugada fora da Ucrânia, aconselha-se a que traga consigo uma tradução autenticada (para ucraniano ou russo), dos respetivos documentos.

Os condutores estrangeiros devem estar munidos de uma carta de condução internacional.

Transporte rodoviário

Os táxis são relativamente baratos na Ucrânia, embora não existam taxímetros, pelo que cada viagem tem de ser negociada com o taxista. Esteja ciente de que mesmo os táxis que aparentam ser oficiais podem não estar licenciados. Não deve compartilhar um táxi com estranhos ou acenar para os táxis não-oficiais (qualquer viatura particular na Ucrânia poder ser utilizada para esse fim). A atitude mais segura é chamar o serviço de táxi para o endereço do local em que se encontra. Peça informações no seu hotel.

Há relatos de cobrança excessiva em alguns táxis, especialmente em Kiev, Odessa e Dnipropetrovsk, e que envolveram ameaças de violência.

Lista de empresas de táxis de Kiev, que dispõem de operadores que falam inglês:

- Taxi Alpha: 00380 0442277111; 00380 672336365;

- Taxi Shanson: 00380 505905959; 00380 975905959;

- Allo Taxi: 00380 503870200;

- Kyiv City Taxi: 00380 665020202; 00380 445020202;

- Taxi Bussiness: 00380 633052010; 00380 443312010;

- Taxi Elite: 00380 442488248; 00380 502488248.

As estradas estão, a nível geral, em fracas condições. Contudo, as vias que ligam certas cidades, nomeadamente Kiev – Lviv e Kiev – Kharkiv, foram objecto de substanciais melhorias, assim como a estrada Kiev-Odessa. A sinalização das localidades está escrita sobretudo em alfabeto cirílico.

No caso de se envolver num acidente de trânsito, não tem permissão para sair do local até à chegada da polícia de trânsito. A polícia de trânsito deve ser chamada ao local para conduzir a investigação.

Se o mandarem parar na estrada, o polícia é obrigado a apresentar o seu crachá, juntamente com o respetivo número de identificação pessoal. O polícia pode solicitar a carta de condução, o registo do veículo e o seguro de responsabilidade civil (carta verde para veículos estrangeiros). O agente deve informar o motorista por que razão está a parar o veículo e assinalar a natureza das infrações de trânsito cometidas. As multas só podem ser impostas de acordo com uma tabela de custo para determinado tipo de contraordenações. Neste caso, o protocolo administrativo tem de ser concluído e a ordem de multa deverá ser emitida pelo agente. É suposto qualquer multa aplicada ser paga no prazo máximo de 15 dias.

É frequente a polícia de trânsito mandar parar uma viatura e tentar obter o pagamento de “multas” no local, que é uma prática ilegal e pode ser classificado como um suborno. Os polícias que exijam subornos podem ser denunciados pelo telefone +380 442724659 ext. 102. Os condutores são aconselhados a seguir as regras de trânsito estabelecidas e não devem, sob quaisquer circunstâncias, pagar subornos. O suborno (tanto pagar, como aceitar) é considerado um crime na Ucrânia.

Esteja ciente de que os polícias raramente falam inglês ou qualquer outra língua estrangeira, pelo que a comunicação pode ser complicada. Como, no caso de multa, deve ser exigido um protocolo, poderá sempre referir a palavra “Protocol”, cuja finalidade é percetível para qualquer agente, no caso de este tentar qualquer forma de suborno, em alternativa à aplicação da multa.

Segurança rodoviária

Viajar entre cidades no Inverno, especialmente de noite, pode tornar-se perigoso.

A tolerância para quem conduz sob efeito do álcool é zero. É obrigatório o uso de cinto de segurança nos bancos da frente e de trás para todos os motoristas e passageiros. O uso do telemóvel durante a condução é proibido na Ucrânia, a não ser que o condutor esteja munido de um dispositivo de "mãos livres".

Limites de velocidade

- 60 Km por hora nas zonas urbanas;

- 90 Km por hora, fora das áreas urbanas;

- 110 Km por hora nas autoestradas.

Transporte ferroviário

O metro em Kiev, Kharkiv e Dnipropetrovsk funciona diariamente das 6 da manhã até à meia-noite. Foi recentemente melhorada a sinalética indicativa nas estações e atualmente já existem, em Kiev, indicações em cirílico e em língua inglesa, o que facilita a orientação. Dever-se-á ter cautela com a atuação dos carteiristas, sobretudo em Kiev e Kharkiv, nomeadamente nas estações com maior tráfego e afluência de pessoas.

As viagens de comboio na Ucrânia são baratas. Existem comboios internacionais que ligam a Ucrânia com a Áustria, Bielorrússia, Alemanha, Hungria, Polónia, Rússia e Eslováquia. A rede ferroviária local liga todas as principais cidades ucranianas, sendo esta uma boa opção para viajar no interior da Ucrânia.

Existem várias opções de compra de bilhetes. As passagens podem ser compradas em bilheteiras ferroviárias nas estações de comboio e na cidade. Os bilhetes podem ser reservados por telefone e existe também um serviço on-line, de "bilhete eletrónico". É aconselhável reservar os bilhetes com antecedência, porquanto os bilhetes podem esgotar rapidamente, sobretudo em épocas de grande movimento (Natal, fim de ano, Páscoa, férias de Verão).

Existem três classes de compartimentos/camas em comboios noturnos:

- 1 ª classe (SV) tem duas camas de beliche num compartimento. Esta é a opção mais confortável e cara;

- 2 ª classe (COUPE) tem 2 beliches na parte de baixo e 2 na parte de cima, em cada compartimento;

- 3 classe (PLATZKART) tem 6 camas numa área não-fechada.

Alojamento

Os visitantes são aconselhados a pesquisar os hotéis o mais cuidadosamente possível. Ao fazer as reservas, ligue diretamente para o hotel para com atendimento personalizado e não confie plenamente nas páginas web dos hotéis.

Recomenda-se a maior cautela ao fornecer os dados do seu cartão de crédito. Hotéis de luxo e novos são mais propensos a garantir um nível elevado de segurança.

O arrendamento de apartamento por curto prazo pode ser considerado como alternativa à estadia em hotel na Ucrânia. Há uma variedade de conceituadas empresas imobiliárias e de corretores de imóveis licenciados. No entanto, existe também uma crescente fraude neste domínio.

Cuidados de saúde

Antes de viajar para a Ucrânia, verifique junto da Segurança Social ou da sua companhia de seguros se o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou o Seguro de Saúde são válidos neste país, sob pena de ter que pagar a totalidade da despesa médica. Poderá ser exigido o pagamento prévio dos custos de tratamento e internamento, quer em hospitais públicos, quer em privados.

Os principais riscos para a saúde relatados na Ucrânia são de poliomielite, disenteria, hepatite A, difteria e tuberculose. A propagação da SIDA é um problema grave de saúde na Ucrânia. Deve tomar as precauções normais para evitar a exposição ao VIH / SIDA.

A qualidade dos serviços de saúde pode variar amplamente.

Há clínicas e hospitais privados em Kiev, Donetsk, Kharkiv, que podem oferecer um melhor nível de cuidados médicos do que o padrão de atendimento existente nos serviços públicos de saúde.

A maior parte dos médicos e enfermeiros não fala outras línguas que não sejam o russo ou o ucraniano, o que constitui uma dificuldade acrescida para quem seja hospitalizado.

A maioria dos medicamentos está disponível na Ucrânia, mas podem ser vendidos sob diferentes marcas.

A água da torneira deverá ser evitada, pois pode conter uma grande quantidade de produtos químicos. Caso pretenda beber água da torneira, terá de a ferver para evitar possíveis distúrbios gastrointestinais.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas (onde se fala inglês)

- American Medical Centers: 1, Berdychivska Street, 04116 Kiev – Tel.: 00380 444907600;

- Clínica Boris: Rua Chervonoarmiys'ka 55a, 12a Bazhana Street, Kiev – Tel.: 00380 442380000;

- Dobrobut: 10 Pimonenko Street, 3 Komarova ave., prédio 5, Kiev – Tel.: 00380 444952888;

- Eurolab (Centro de Diagnóstico privado): 11, Solomyans'ka Sreet, Kiev - Tel: 00380 442062000;

- Medikom: 6D Heroiv Stalingradu ave. (clínica); 8, Kondratyuka Street (hospital), Kiev – Tel.: 00380 444328888 ou 1555;

- Kyiv City First aid Hospital: 3 Bratyslavska, Kiev - Tel.: 00380 5180335 / 5180444;

- Center of European Medicine: 18-a Shovkovychna, Kiev - Tel.: 00380 2538219 / 2535007;

- Ukrainian-German Clinic: 67/7 Chervonoarmiyska, Kiev - Tel.: 00380 2205572 / 2204435.

Telecomunicações

Nos últimos anos houve uma melhoria substancial no capítulo das telecomunicações. Existem cartões telefónicos e também para telemóveis, que podem ser adquiridos nos correios, aeroportos, hotéis, restaurantes e supermercados.

Em quase todos os hotéis, restaurantes e cafés existe acesso gratuito à Internet sem fios (WI-FI).

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.secomunidades.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

 

Ficha de mercado

Balança Comercial de Bens de Portugal com a Ucrânia em Milhões $
-2011Var %2012Var %2013Var %2014Var %
Exportações 65,8 27,9 72,2 9,6 75,7 4,9 60,5 -20,1
Importações 192,3 57,9 343,9 78,8 267,2 -22,3 310,3 16,1
Saldo -126,5 -- -271,7 -- -191,5 -- -250,3 --
Coef. Cob. % 11,6 -- 6,9 -- 9,5 -- 9,5 --

 Fonte: Ukrstat

Exportações de Bens da Ucrânia para Portugal
Coluna 1Coluna 2Coluna 3Coluna 4

Grupos de Produtos
Valores em Milhões $
Var %
Estrutura (%)
2013 2014 2013 2014
Total 75,7 60,5 -20,1 100,0 100,0
Agro-alimentares 11,5 10,4   15,2 17,2
Energéticos          
Químicos 4,0 3,9   5,3 6,4
Peles, madeira, cortiça e papel 21,3 20,8   28,1 34,3
Têxteis, vestuário e calçado 1,1 0,7   1,4 1,2
Minérios e metais 6,5 4,9   8,6 8,1
Máquinas 17,3 8,0   22,9 13,3
Material de transporte 3,6 4,2   4,8 6,9

 Fonte: Ukrstat

Importações de Bens da Ucrânia para Portugal
-

Grupos de Produtos
Valores em Milhões $
Var %
Estrutura (%)
2013 2014 2013 2014
Total 267,2 310,3 16,1 100,0 100,0
Agro-alimentares 239,4 292,6 22,2 89,6 94,3
Energéticos 2,7 2,2 -18,5 1,0 0,7
Químicos 3,2 0,9 -71,9 1,2 0,3
Peles, madeira, cortiça e papel 0,5 0,3 -40,0 0,2 0,1
Têxteis, vestuário e calçado 0,8 0,3 -62,5 0,3 0,1
Minérios e metais 17,9 7,8 -56,4 6,7 2,5
Máquinas 2,1 3,4 61,9 0,8 1,1
Material de transporte 0,2 3,1 1450,0 0,0 1,0

 Fonte: Ukrstat

 

Acordos Bilaterais entre Portugal e a Ucrânia

Convenção sobre Segurança Social

Acordo de Cooperação no Domínio do Turismo

Acordo sobre Transportes Internacionais Rodoviários de Passageiros e Mercadorias

Acordo sobre a Promoção e a Proteção Recíprocas de Investimentos e Respetivo Protocolo

Convenção para Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre o Rendimento e o Capital

Acordo de Amizade e Cooperação

Protocolo de Colaboração entre a Universidade Internacional de Kiev e o Instituto de Camões

Acordo de Cooperação entre a Faculdade de Filologia da Universidade Nacional em Lvov e a Faculdade de Filologia da Universidade de Lisboa

Guia Acesso ao Mercado Ucraniano

Doing Business in Ukraine

Código Aduaneiro da Ucrânia

Mais informações

 

  • Partilhe